Uma das propriedades mais importantes nas tintas é sua aderência ao substrato. A maior parte da resistência à corrosão está ligada às propriedades de aderência.
Consulte nosso departamento técnico para maiores informações.
- Corte em Grade
Este ensaio consiste em realizar cortes paralelos entre si na película de tinta até atingir o metal base. O número de cortes e distância entre eles é estabelecido por cada norma, porém na maioria dos casos está ligada à espessura de camada da película de tinta.
Depois de efetuado os cortes sobre a película de tinta, aplica-se sobre o "quadriculado" uma fita adesiva (especificada em cada norma) que é removida de maneira uniforme e completa. Removida a fita compara-se o resultado do arrancamento na área do quadriculado com figuras das referidas normas. As normas mais utilizadas para este ensaio são ABNT NBR 11.003 e ASTM D-3359 método B e outras específicas.
Consulte nosso departamento técnico para maiores informações.
- Corte em "X"
Este método consiste em efetuar dois cortes interceptados ao meio com ângulo de 35 a 45 graus. Após efetuar os cortes aplica-se uma fita (especificada em norma) sobre a intersecção e remove-se a mesma comparando a área destacada seguindo procedimentos das normas ABNT NBR 11.003 e ASTM D-3359 método A e outras específicas.
Consulte nosso departamento técnico para maiores informações.